Seminário de Saúde Integrativa promove conhecimento e amplia discussão sobre a importância do tema

O 1º Seminário de Saúde Integrativa, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes da Cidade de São Paulo e com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, aconteceu no último dia 28 de novembro. O evento promoveu conhecimento e ampliou a discussão sobre o tema.

O Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, foi o local onde os participantes presenciaram sete palestras, com uma programação que ocorreu das 9h às 14h. A abertura ficou por conta do Secretário Municipal de Esportes da cidade de São Paulo, João Farias, que enalteceu a importância de eventos como esse para o benefício da saúde.

Foram mais de 40 participantes, entre médicos especialistas e professores de educação física. Todos puderam assistir e debater o tema por renomados profissionais.

Seminário de Saúde Integrativa promove conhecimento

 

O que é medicina integrativa?

O atendimento é realizado por terapeutas e consiste em técnicas corporais não invasivas, isentas de qualquer base religiosa e adaptadas às necessidades e limitações do paciente. Realizadas individualmente, podem incluir práticas físicas, como alongamentos, exercícios respiratórios, massagens leves (sem óleos ou creme) e práticas de relaxamento conduzidas pela fala (voz) do terapeuta. Os alongamentos são realizados no leito ou em espaço terapêutico próprio. O atendimento é oferecido aos pacientes, cuidadores e seus acompanhantes. 

Quais foram os temas das palestras do Seminário?

O corpo clínico do Einstein foi o responsável por apresentar novos conceitos e recentes estudos realizados sobre saúde integrativa, abordando os seguintes temas:

  • O papel da atividade física na Oncologia (Prof. Gabriel Grizzo Cucato)
  • A importância das terapias integrativas no tratamento oncológico (Prof. Fábio Ricardo Souza Romano)
  • Senescência e senilidade (Dra. Sibelle de Almeida Tierno)
  • Atividade física na funcionalidade e cognição dos idosos (Profª Carla Giuliano de Sá Pinto)
  • Saúde integrativa / Mindfulness / Yoga para idosos (Prof. Rui Ferreira Afonso)

 

Fonte: Hospital Albert Einstein