Por que a natação é considerada um esporte completo?

A natação pode ser considerada um esporte completo e sua prática é recomendada para maioria das pessoas e idades. Se você está buscando alguma atividade física que fuja das academias ou saia do básico, como dança e futebol, por que não cair numa piscina e começar a nadar. Tem se tornado cada vez mais comuns as pessoas optarem pela natação como uma atividade de apoio ao emagrecimento e na melhorara do condicionamento físico. A modalidade ajuda ainda a combater o estresse.

Listamos os principais benefícios: não causa impacto; proporciona equilíbrio muscular; melhora a postura e o condicionamento físico; estimula a circulação sanguínea e flexibilidade muscular; ajuda na recuperação de lesões; e é indicado para todas as idades. Ou seja: ajuda na sua saúde cardiovascular e também auxilia a saúde mental.

 

 

De que formas a natação ajuda o meu corpo?

Vamos começar falando sobre o fato de a modalidade não causar impacto. Isso ocorre pois dentro da água nossas articulações, ligamentos e músculos não são forçados bruscamente. A natação oferece a capacidade de trabalhar todo o seu corpo, e sem qualquer impacto severo sobre o seu sistema musculoesquelético, assim pode ajudar a reduzir as dores durante a fase de adaptação aos exercícios.

Músculos mais fortes e flexíveis? É só analisar um nadador profissional, você verá que o corpo desses atletas é sempre muito saudável, afinal a prática da natação faz o seu corpo inteiro se movimentar e estes movimentos constantes e equilibrados ajudam a melhorar sua condição física.

A natação é indicada para pessoas com problemas respiratórios, cardíacos e mentais.

Muitos portadores de doenças respiratórias – como asma e bronquite – buscam na natação uma forma de recuperação. A pressão da água, combinado com o fato do exercício ser praticado na posição horizontal, exige uma melhor frequência da respiração. Com isto, a respiração se torna mais ampla o que ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória. O ambiente aquático também mantém as narinas úmidas, eliminando a secura normalmente encontrada durante atividades terrestres.

A natação também tem muitos benefícios relacionados ao coração, por se tratar de um exercício predominantemente aeróbico, a atividade melhora os batimentos cardíacos, ajuda a eliminar gordura e prevenir problemas como infarto e outras doenças. A intensidade do exercício é medida pela capacidade física do próprio praticante, por isso os iniciantes começam devagar e aos poucos aumentam o ritmo.

Por fim, a natação te fornece benefícios para sua saúde mental. A prática, além de divertida, pode ser uma forma de relaxar e meditar esquecer os problemas e, assim, reduzir o estresse. Por tantos benefícios, a modalidade se tornou uma prática tão procurada e pode ser considerada como um esporte completo, com benefícios para o corpo e mente.

 

Fonte: Hospital Albert Einstein