1º Seminário de Saúde Integrativa promove conhecimento e amplia discussão sobre o tema

A Secretária Municipal de Esportes da Cidade de São Paulo e o Hospital Israelita Albert Einstein promovem o 1º Seminário de Saúde Integrativa. O evento acontece no dia 28 de novembro, das 9h às 14h, no auditório do Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

O principal objetivo do Seminário é trazer de maneira ampla, atualizada e prática os principais avanços sobre Saúde Integrativa com a expertise do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Com abordagem prática e interativa baseada nas discussões de casos clínicos com curtas palestras ao final de cada caso, ampliando-se o espaço​ para o debate com os participantes. ​

Renomados profissionais vão palestrar sobre estratégias e aspectos globais sobre práticas integrativas voltadas pata o tratamento do câncer. Serão estimuladas a troca e o compartilhamento de ideias inovadoras entre os participantes através de mesas de discussão.

 

 

 

Confira a programação do 1º Seminário de Saúde Integrativa:

9h00 / 9h10 – Abertura

Secretário Municipal de Esportes da cidade de São Paulo – Sr. João Farias

 

9h10 / 9h40 – ONCOLOGIA PARA NÃO ONCOLOGISTAS.

Palestrante: Dr. Diogo Bugano

Médico oncologista clínico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com residência em clínica médica pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e de oncologia pelo MD Anderson Cancer Center, no Texas. Atualmente, trabalha no Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

9h40 / 10h10 – O PAPEL DA ATIVIDADE FÍSICA NA ONCOLOGIA.

Palestrante: Prof. Gabriel Grizzo Cucato

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2006), Doutorado Direto em Ciências na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2013) na área de concentração em Biodinâmica do Movimento Humano. Pós-Doutorado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

 

10h10 / 10h40 – A IMPORTANCIA DAS TERAPIAS INTEGRATIVAS NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO.

Palestrante: Prof. Fábio Ricardo Souza Romano

Biólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Bases da Medicina Integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein e Medicina Comportamental pela UNIFESP. Proficiência em Medicina Tradicional Chinesa e Shiatsu pela EastWest College of Natural Therapies, Melbourne, Austrália.

 

10h40 / 11h10 – MESA DE DISCUSSÃO.

Moderador: Marcio Marega

Possui graduação em Educação Física Faculdades Integradas de Guarulhos (1993) e fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997). Pós Graduado em Fisiologia do Exercício e também em Aparelho Locomotor no esporte. Coordenador do Curso de pós Graduação em Atividades e Exercícios Físicos para Prevenção e Promoção de Saúde do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.

 

11h10 / 11h30 – Lian Gong em 18 Terapias- Equipe SEME- PROSPIC

 

11h30 / 12h00 – Coffee.

 

12h00 / 12h30 – SENESCÊNCIA E SENILIDADE.

Palestrante: Dra. Sibelle de Almeida Tierno

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário de Santa Maria. Residência em Geriatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Título de Especialista em Geriatria pela SBGG. Médica Geriatra da Unidade Vila Mariana do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

12h30 / 13h00 – ATIVIDADE FÍSICA NA FUNCIONALIDADE E COGNIÇÃO DOS IDOSOS.

Palestrante: Profa. Carla Giuliano de Sá Pinto Montenegro

Graduada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2009). Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2013).   Educadora Física do Hospital Israelita Albert Einstein, atuando com Idosos, no grupo de Doentes Crônicos e Educação em diabetes.

 

13h00 / 13h30 – SAÚDE INTEGRATIVA / MINDFULNESS / Yoga para idosos.

Palestrante: Prof. Rui Ferreira Afonso

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Especialista em Atividade física e qualidade de vida pela UNICAMP, Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e Medicina Comportamental pela UNIFESP.

 

13h30 / 14h00 – MESA DE DISCUSSÃO.

Moderadora: Thais Accioly

Formada em Direito, Terapeuta Floral e Consultora para uma Cultura de Paz. Especialista em Terapia Floral pela Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo- EEUSP, através do II Curso de Especialização em Essências Florais: Intervenção Vibracional na Saúde. Professora e Supervisora de Estágio do III Curso de Especialização em Essências Florais: Intervenção Vibracional na Saúde- EEUSP.

 

 

 

 

Fonte: Hospital Albert Einstein