Como adotar uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada e saudável tem papel fundamental na manutenção e recuperação da saúde

​Manter um cardápio balanceado é o primeiro passo para viver bem, contribuindo na prevenção de doenças, aumentando a vitalidade e disposição para as atividades diárias.

​Mas, afinal, em que consiste uma alimentação saudável?
Alimentação saudável é aquela que respeita três regras fundamentais:
Alimentação saudável = variedade + moderação + qualidade
DICA!
Quanto mais colorido e variado estiver o prato, melhor será o equilíbrio nutricional. Isto é, oferta de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e compostos bioativos benéficos à saúde.
Lembre-se de incluir também 5-10 copos de água por dia.
Você sabe como montar um prato saudável?
Veja como distribuir os alimentos no seu prato para ter uma refeição equilibrada
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Dica: lembre-se de incluir uma fruta de sobremesa
Atenção ao consumo de bebidas alcóolicas, pois são muito calóricas. Por exemplo: 1 dose (50 ml) de uísque, 1 taça de vinho (180 ml), 1 lata de cerveja, 1 tulipa de chopp fornecem em torno de 150 calorias. 1 copo de caipirinha em torno de 250 calorias. Para ter uma ideia, o nosso pão francês possui em média 120-130 calorias.
Vamos conferir algumas dicas alimentares importantes

Couvert: prefira os mais saudáveis, como legumes picados.
Prato principal: prefira carnes magras, (baby beef, alcatra, coxão mole, lagarto), lombo (sem gordura), peito de frango e peixes em geral, preferencialmente grelhados, cozidos ou assados. Evite frituras como à milanesa, bife à parmegiana, tempurá, à piemontese, empanados, na manteiga, à belle munière.
Molhos: prefira à base de tomate, iogurte, aceto balsâmico, mostarda, limão e vinagre. Evite os molhos brancos, com creme de leite e manteiga.
Sobremesa: prefira frutas, salada de frutas e evite doces.
O que consumir nos intervalos das refeições?
  • Fruta in natura (banana, pera, maçã, ameixa, nectarina, salada de frutas);
  • Barras de cereais ou sementes;
  • Frutas oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs, nozes);
  • Frutas secas (damasco, uva passa, ameixa, figo, etc.);
  • Frutas desidratadas (maçã, banana, abacaxi, etc.);
  • Iogurte, coalhada (prefira os mais magros ou desnatados);
  • Chá com torradas integrais com queijo branco;
  • Chips de legumes assados (mandioquinha, inhame);
  • Água de coco, sucos de frutas naturais (diluídos);
  • Chá com biscoitos integrais sem açúcar;
  • Snacks de legumes (em casa): cenoura baby, pepino, salsão e erva doce.
Lembre-se: alimentação equilibrada é um dos grandes aliados para garantir a qualidade da sua saúde

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein