Alongamento: saúde e qualidade de vida

A prática de exercícios de alongamento, assim como a realização de atividades físicas regulares promovem ganhos significativos na promoção de saúde e no bem-estar físico e mental.
Os alongamentos são exercícios utilizados para o aumento da flexibilidade, que é uma capacidade individual e depende de fatores como: herança genética, sexo, idade, volume muscular e adiposo, além de fatores externos como o treinamento, temperatura ambiente entre outros.
Esta capacidade, conhecida como flexibilidade, diminui ao longo do tempo, podendo ser mais significativa nos homens. As mulheres, por ações hormonais e anatômicas apresentam, naturalmente, maior flexibilidade.
De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte, os exercícios de alongamento são fundamentais em um programa de condicionamento físico, contudo os exercícios de alongamento também trazem benefícios se forem realizados independentemente, sem a prática de uma atividade física.
Muitas são as controvérsias a respeito do momento ideal para a realização dos exercícios de alongamento, alguns autores recomendam sua prática antes do exercício, outros julgam que realizar os exercícios de alongamento após a atividade física seja o ideal. O que recomendamos e que os exercícios de alongamento sejam praticados regularmente antes ou depois da realização dos exercícios.
 
Benefícios dos Exercícios de Alongamento:
– Melhora da qualidade de vida;
– Aumento da amplitude de movimentos;
– Ativação de circulação sanguínea;
– Redução de encurtamentos musculares;
– Melhora da coordenação motora;
– Correção Postural;
– Reduz a dor muscular pós-exercício;
– Diminuição das sobrecargas articulares;
– Alívio de dores e tensões musculares.
A flexibilidade tem influência direta no desempenho de diversas modalidades esportivas, como futebol, tênis, corrida, ginástica artística etc e pode servir também como componente de avaliação. Um esportista mais flexível desempenha os movimentos com maior amplitude, força e velocidade, levando-o a um melhor gesto esportivo e como consequência, uma maior economia de energia, auxiliando na prevenção de dores ou lesões musculares e articulares
Além disso, os exercícios de alongamento podem ser inseridos na sua rotina diária, mesmo no ambiente de trabalho. Séries curtas de aproximadamente 10 minutos de duração trazem diversos benefícios para os colaboradores e para as empresas. Programe algumas pausas no seu dia-dia e alongue-se!

 

Fonte

Felipe Gambetta Carmona – Fisioterapeuta da unidade Jardins

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein